Vereador paulista propõe o Dia do Orgulho Heterossexual, às vésperas da Parada Gay (que coincidência)!
Gustavo Ferreira
![]() |
Eis o homem! Carlos Apolinário (DEM/SP) |
Parece piadinha, mas é verdade. Nem é algo tão absurdo, já que se trata da política brasileira. Em São Paulo, o vereador Carlos Apolinário (DEM) colocou em discussão na Câmara Municipal a proposta de lei que institui o Dia do Orgulho Heterossexual na cidade, em todo terceiro domingo de dezembro. Segundo o texto, a lei serviria para a população ficar consciente dos bons costumes.
Óbvio que uma opinião dessas veio de um membro de uma igreja, no caso a Assembleia de Deus, por mais que o vereador negue. “Não mistura igreja. Eu sou o vereador Carlos Apolinário. A Assembleia de Deus é uma coisa particular”, disse ao site G1. Será mesmo? E quando eu digo “óbvio”, me refiro a posição contrária aos gays, por parte de entidades religiosas quaisquer, escancarada para quem quiser ver e ouvir. Minto?
Então vejam o que o mesmo vereador disse, sobre a Marcha para Jesus ter sido retirada da Paulista, para que a Parada LGBT ocorra: “Tiraram Jesus da Paulista e deixaram os gays. Eu acho que está errado. Se não pode a Marcha para Jesus, não pode também a Parada Gay”. Atire a primeira pedra quem nunca agiu assim quando criança (Se o amiguinho não fez o dever de casa, você também não fez, ou algo do tipo)?
Não satisfeito, Apolinário ainda tentou jogar a culpa nos movimentos LGBT, que ele não sabe se querem direitos ou privilégios. “Hoje se fazem dezenas de lei favoráveis aos gays”… Pensem: se HOJE fazem dezenas de leis favoráveis aos gays, quer dizer que antes não existiam. Mas gays são gente também, né? Ok, pensem.
TWITTER O assunto é um dos mais citados no microblog, com o termo “Orgulho Hetero” (sim, sem acento agudo mesmo… Será que não tá na hora de criar o Dia do Orgulho Lusófono? Talvez nós nem tenhamos muito do que nos orgulhar). No topo dos Trending Topics, muitos seguidores enviaram suas opiniões sobre o projeto de lei.
![]() |
Deputado Jean Willys (PSOL/RJ) criticou a proposta de Apolinário via Twitter |
O deputado federal JEAN WILLIS (PSOL-RJ) e amigo de infância dos Bolsonaro, disse em sua página no Twitter (@jeanwillys_real) que “defender projeto do “Dia do orgulho hetero” é mais que conservadorismo: é ignorância (e uma dose cinismo!)”.
Mais tweets sobre “Orgulho Hetero”:
RULIO SALINAS (@ruliosalinas): “Parece polêmico ter Orgulho Hetero nos TTs, mas tenta praticar monogamia, ñ se drogar, ser honesto, tudo isso é bem “Anormal” hj em dia.”
LUCAS DANTAS (@lucantas): “Dividir a sociedade em opções sexuais, etnias, religiões, é ridículo, somos seres humanos, podemos agir como tais? Orgulho Hétero Não!”
PARADA GAY EM SP No próximo domingo, 26, será realizada mais uma edição da Parada Gay em São Paulo, a maior do planeta, reunindo mais de 2 milhões de pessoas na Avenida Paulista. E segundo o Portal MTV, a Associação da Parada do Orgulho LGBT (APOGLBT) quer organizar uma mega valsa durante o evento, com direito a representantes do Guiness para registrar quantos casais participarão.
E por enquanto, ficamos por aqui, fazendo de um debate sério sobre respeito às diferenças em birra de crianças, onde um não aceita que o outro ganhe uma partida, e parte para uma revanche tão infantil, inadmissível em qualquer sociedade dita evoluída. Menos ainda a brasileira, colcha de retalhos étnicos, religiosos, culturais e sociais. O que fica claro, depois de uma notícia como essa é o seguinte: nós ainda não aprendemos a lidar com o outro, e estamos ainda bem longe de conseguir.