Na semana do Círio, Festividade do Rosário é aberta e reúne fiéis em Belém

A comunidade celebra a Senhora dos Homens Pretos, no bairro da Campina. Festa vai até o dia 07.

Gustavo Ferreira
Igreja do Rosário, na Campina, pronta para a sua Festividade, que começou neste sábado (Foto: Gustavo Ferreira)
Eis que começou outubro, mês marcado pela devoção católica, e a Paróquia da Trindade já celebra a “Santa dos Escravos”. Neste sábado (01), começou a Festividade de Nossa Senhora do Rosário, no bairro da Campina, levando fiéis da comunidade à igreja do século 18, na Rua Padre Prudêncio.
D. Vicente Zico, Arcebispo Emérito
de Belém (Foto: Paulo Filho)
A missa de abertura da festa foi celebrada pelo Arcebispo Emérito de Belém, Dom Vicente Zico, ao lado do Pároco da Santíssima Trindade e chanceler da Arquidiocese, Pe. Ronaldo Menezes, e contou com a presença de centenas de pessoas.
Durante os próximos seis dias, haverá programação cultural diversa, venda de comidas típicas na Praça do Rosário, em frente à igreja, além de várias cerimônias em diferentes horários. Como de costume, a festividade ocorre na semana anterior ao Círio de Nazaré, que este ano será realizado no próximo domingo (09).
DEVOÇÃO HISTÓRICA A Igreja do Rosário foi construída por escravos devotos no Pará, no século 18, e essa adoração à santa foi lembrada por Dom Vicente. “No Brasil inteiro, conhecida com Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, esta festa sempre foi tratada com muito carinho, pela sua ligação com os escravos, e isso valoriza mais a devoção do povo, hoje em especial, com o povo tendo uma participação bonita e edificante”, diz o celebrante da missa.
Dona Marlene Lima também faz parte da comunidade, e relembra que a Igreja também era bastante movimentada há décadas atrás. Segundo ela, a restauração da igreja ajudou a atrair de volta os fiéis da paróquia. “A partir da chegada do Padre Ronaldo (Menezes), a festividade voltou a ganhar importância para todos nós”.
Francisco Oliveira,
coordenador do evento
(Foto: Paulo Filho)
Abigail Moraes,
produtora
(Foto: Paulo Filho)
JUVENTUDE A expectativa do público para os sete dias de evento é animadora, diz o coordenador da festa, Francisco Oliveira, mesmo com a chuva de hoje à noite. “Todos os anos, o público vem crescendo, nós recuperamos a comunidade”, diz Francisco.
Um público bastante visado é o dos jovens, e há sempre a necessidade da presença deles na Igreja. Abigail Moraes, uma das produtoras da festividade do Rosário, ressalta o fato de a sociedade estar violenta, atribuindo esse fato a ausência dos adolescentes ao templo. Para Abigail, “a igreja precisa trabalhar com os jovens, eles precisam conhecer Deus e voltar à igreja, o melhor lugar para eles estarem”.




CÍRIO Dom Vicente, Arcebispo Metropolitano por 14 anos, exalta a devoção do povo à Nossa Senhora de Nazaré como uma bela festa de amor e devoção: “minhas expectativas são certeza de que o Círio é um fenômeno do coração do povo paraense. A pessoa que vem acha maravilhoso, e quem conhece mais a fundo passa a achar a Festa a coisa mais linda do mundo”.  
“Paraense que não aproveita o Círio
não é paraense”, para D.
Marlene Lima (Foto: Paulo Filho)
Para Abigail, a festividade do Rosário serve como uma preparação para a Festa de Nazaré, espiritualmente. “Esperamos que o Círio seja repleto de graças, evangelização e bênçãos de Nossa Senhora”. Francisco ressalta que a cada ano, é muito mais emocionante: “a festa do Círio se torna muito mais importante para nós, por ser uma continuidade da festa de Nazaré, e nós ficamos felizes em levar toda essa devoção às famílias, que estão muito mais reunidas para o Círio, bem como a família do Rosário, que é uma só”.
Segundo D. Marlene, não há como perder a passagem da santa por perto de sua casa, na Avenida Presidente Vargas, no próximo domingo. Para ela, “um paraense que não aproveitar esse momento lindo de devoção não é paraense”.
SERVIÇO A Festividade de nossa Senhora do Rosário acontece de 01 a 07 de outubro, na Igreja do Rosário (Rua Padre Prudêncio, esquina com Rua Aristides Lobo, no bairro da Campina).
Anúncios

Depois de ver, que tal deixar sua opinião? O Repórter E agradece.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s