Domingo é dia de vestibular

UFPA realiza segunda fase do Processo Seletivo 2013 amanhã (9).

Gustavo Ferreira, com informações da Ascom/UFPA

UFPA aplica prova do PS 2013 neste domingo (9)
(Foto: Alexandre Moraes)
Nos últimos meses, o vocabulário de mais de 77 mil pessoas ganhou uma palavra em destaque: vestibular. Livros, apostilas, festas perdidas, férias abdicadas, olheiras, gastrites e abstinências sexuais, tudo por uma das 8.569 vagas ofertadas este ano pela Universidade Federal do Pará (UFPA), cientes ou não de que, após conseguirem, tudo o que foi citado antes vai se potencializar.
O Processo Seletivo 2013 da UFPA é composto por duas fases há dois anos. A primeira consiste no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e a segunda ainda é responsabilidade da universidade. A prova será realizada amanhã, das 14h às 18h (hora de Belém), na capital, no distrito de Icoaraci e em mais 14 municípios do Estado. Serão 55 questões de múltipla escolha, e você, vestibulando, já deve saber disso.
O que você também deveria saber são as recomendações da diretora do Centro de Processos Seletivos (CEPS) da UFPA, Marilúcia Oliveira: “É preciso que eles atentem especialmente para o nome e o número do documento de identificação oficial informados. Ambas as informações precisam estar corretas. Se ao chegar ao local de prova, elas não corresponderem ao documento apresentado pelo estudante, ele não poderá participar do concurso”. Tudo isso está no EDITAL do PS 2013, que está no site do CEPS, mas é claro que você não leu.
NOVIDADES O vestibular mais tradicional do Pará traz, em 2013, dois novos cursos (Engenharia Biomédica e Tecnologia em Produção Multimídia), além da implantação de duas novas cotas: uma destinada aos quilombolas, cujo processo seletivo é diferente e já está em fase final, e outra voltada a candidatos com renda per capita inferior a um salário mínimo e meio (hoje equivalente a R$ 933). Esta última é lei federal, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, e passa a valer já neste vestibular. Aqui, a própria UFPA explica como funciona seu novo sistema de cotas.
Novas cotas e dois cursos de graduação são as novidades do vestibular 2013 da UFPA
(Foto: Alexandre Moraes)
INFRA-ESRUTURA Mais de 7 mil pessoas, entre fiscais, apoio médico, seguranças e mais fiscais, estarão trabalhando diretamente na aplicação da prova, em Belém e no interior. O assessor da Pró-Reitoria de Graduação da instituição, Mauro Magalhães, comenta a grandiosidade do processo: “Foram 5 meses de preparação, nos aspectos técnico, pedagógico, logístico, para a realização da prova, o que nos custou mais de R$ 3 milhões. Então, a nossa responsabilidade é enorme, para fazer com que o processo corra com tranquilidade. Para isso, é fundamental que todos os envolvidos trabalhem com seriedade e compromisso”.
E AGORA? Pouco adiantam as dicas de calma, tranquilidade e boa alimentação, na véspera da grande prova. O que vale ressaltar é que, mesmo em um domingo, dia tradicionalmente tranquilo para o trânsito, vale chegar uma hora antes do início da prova. Depois disso, é fuçar na internet todo dia, esperando sair o listão. Dica: deixem para fazer isso lá perto da primeira semana de janeiro.
OBS Nenhum candidato foi encontrado pela equipe do Repórter E, para falar sobre o vestibular. A principal suspeita é de que todos estariam em aulões ou dormindo. 
Anúncios

Depois de ver, que tal deixar sua opinião? O Repórter E agradece.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s