Alô, papai! Alô, mamãe! UFPA divulga listão dos aprovados no Vestibular 2013

Centenas de candidatos acompanharam a divulgação no campus do Guamá, e o Repórter E também estava lá

Gustavo Ferreira, com informações da Ascom UFPA
Listão da UFPA leva centenas de candidatos ao campus do Guamá, em Belém,
neste sábado, 5. (Foto: Gustavo Ferreira)
5 de janeiro de 2013. O ano começou em festa para os 7.414 novos calouros da Universidade Federal do Pará. O listão dos aprovados no Processo Seletivo 2013 foi divulgado na manhã de hoje, encerrando a expectativa de parentes, amigos, e dos mais de 75 mil inscritos no vestibular da instituição. Ao todo, incluindo as vagas destinadas aos concursos para quilombolas, indígenas, Educação no Campo e Etnodesenvolvimento, além das vagas regulares nos 179 cursos de graduação, a universidade ofereceu 8.569 vagas, número recorde.
Outra marca importante foi o número de vagas não preenchidas: 228, o menor índice da história do vestibular da UFPA. Estas vagas serão oferecidas por meio de um novo edital, que será divulgado ainda neste mês. Os dados e o balanço do PS 2013 foram apresentados à imprensa em uma coletiva, pouco antes da entrega do listão às rádios que compareceram para a tradicional transmissão ao vivo dos nomes.
Desde as primeiras horas da manhã, várias rádios já estavam posicionadas
no Centro de Eventos benedito Nunes, prontas para transmitir o listão.
(Foto: Gustavo Ferreira)
O radialista Marquinho Pinheiro, da TV Liberal, recebe a tarefa há mais de 20 anos, e diz que a emoção sempre se renova, e destaca o papel do rádio neste momento de ansiedade: “Todos os anos é emocionante, saber que você está levando a outras tantas pessoas a realização de um sonho, ou o adiamento deste sonho. Nossa função é sempre cheia de responsabilidade e, pro isso, buscamos sempre fazer um trabalho bem feito. Além disso, como radialistas, nós chegamos na frente e em cada lugar. Nem todo mundo tem internet em casa, mas tem um radinho de pilha, por onde chegamos, levando essa notícia”.
EXPECTATIVA Desde cedo, o campus da UFPA no Guamá começou a receber os candidatos e seus parentes, trazendo suas esperanças por uma boa notícia. Foi o caso de Alessandra e Adriene Lima, duas irmãs que estavam vivendo, pela primeira vez, a emoção do vestibular. Alessandra, 17, que buscava uma vaga em Direito, chegou às oito da manhã, de tão ansiosa: “Eu vim pra cá porque eu não ia aguentar esperar o listão na rádio. Além do mais, vir à UFPA acompanhar é tradição, e eu sempre quis viver isso”.
De um lado, as irmãs novatas em vestibular. De outro, um candidato de longa data. Benilson Santos, de 33 anos, seria mais um em busca de uma vaga em Biomedicina na universidade, não fosse o fato desta ser sua 12ª tentativa. Benilson conta que sempre estudou em casa e em bibliotecas, destacou o poder da determinação, e afirma não cansar de tentar: “Lutar sempre, perder talvez, desistir jamais. Esse é o meu lema de vida, é por isso que eu sempre vou buscar essa vitória”.
Do lado de fora do Centro de Eventos, era grande a movimentação na espera pelo
resultado. (Foto: Gustavo Ferreira)
FESTA Alessandra e Benilson não conseguiram comemorar a aprovação hoje, mas as dezenas de candidatos que foram acompanhar a divulgação do listão nas paredes do hall da Reitoria logo foram tomadas por fortes emoções. Eram jovens e adultos, homens e mulheres, de diferentes cursos. Entre os que conseguiram realizar o sonho de ingressar na UFPA, estava Raira Trindade Souza, caloura de Medicina, o curso mais concorrido entre os não-cotistas (49 por vaga). Logo após ler seu nome entre os aprovados, em seu primeiro vestibular, afirmou estar flutuando: “Estou fora do chão, a alegria é imensa. Daqui pra frente, é se dedicar mais no meu curso, mas agora eu quero comemorar!”, grita a nova “ufpeana”.
Novidade também para Saulo Cavalcante, um dos primeiros calouros do curso de Tecnologia em Produção Multimídia, estreante na UFPA, juntamente com o curso de Engenharia Biomédica. Também em seu primeiro vestibular, o jovem de 17 anos também só pensava em festejar a vitória.
Emocionado, pai abraça a filha, caloura de Medicina da UFPA. (Foto: Natália Mello/G1 PA)
BALANÇO DO VESTIBULAR A presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA (Coperps), Marlene Freitas, avaliou o PS deste ano como um sucesso de realização e organização, e afirmou que a universidade vive um momento de crescimento forte, como refletiu o número de inscritos e vagas ofertadas: “Foi um verdadeiro salto. A UFPA vive e supera os desafios de crescer com qualidade, e esse concurso foi um reflexo. Todo o processo transcorreu bem, sem nenhuma ocorrência grave. O balanço é extremamente positivo”.
Marlene também parabeniza os novos calouros de Belém e dos campi do interior e deixa uma mensagem de entusiasmo aos novos integrantes da família UFPA: “Eu chamo a todos os aprovados para que, desde já, passem a fazer parte desta instituição, que é orgulho da Região Norte, e que possam ser agentes capazes de operar mudanças nas condições de vida da nossa gente”.
O LISTÃO está disponível no site do CEPS. Fique atento a mais informações sobre entrega de documentos, homologação e outras instruções, calouros, no Portal da UFPA ou pelo telefone (91) 3201-7158.
Anúncios

Depois de ver, que tal deixar sua opinião? O Repórter E agradece.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s