
Ao todo, serão 12 oficinas, 8 mesas de debates e 3 palestras, nos três dias de Muvuca, além da programação cultural e a Muvuparty, festa de encerramento, no dia 11, com a participação da Gang do Eletro. Cerca de 50 convidados, entre professores, pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas estão confirmados. Games, séries, história, fotografia, novas mídias, cinema e moda são apenas alguns dos temas lançados na cumbuca.
![]() |
Muvuparty com Gang do Eletro + 6 DJ’s. Dia 11, no Hotel Gold Mar. (cartaz: Muvuca/CCom) |
De acordo com Mariana Almeida, integrante da Comissão de Programação da Muvuca, a montagem da programação levou em conta o eixo central do encontro, além do ineditismo e a interdisciplinaridade: “Pensamos em temáticas que ainda não foram abordadas em Muvucas anteriores e pudessem dar contribuições aos participantes sobre o está sendo feito e o que pode ainda ser feito em Comunicação. Pensamos também em fazer uma programação interdisciplinar, relacionando outras áreas à Comunicação, o que também não deixa de ser tendência”.
![]() |
Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), o palco principal da Muvuca 2013. (Foto: Gustavo Ferreira) |
Alguns dos nomes confirmados na Muvuca 2013 são figuras bastante conhecidas por aqui e Brasil afora. Professores, como Michel Pinho, Ana Prado (Unama) e Pedro Bragança, o @Pedrox (Estácio FAP e UFPA); jornalistas do naipe de Ingo Muller (G1 Pará), Esperança Bessa (Diário do Pará); os fotógrafos Bob Menezes e João Ramid; a publicitária Roberta Spindler, dentre outros. “Escolhemos pessoas que em maior ou menor grau fazem diferença no campo da Comunicação”, diz Mariana Almeida, que também será uma das apresentadoras da Muvuca, ao lado dos já conhecidos Petterson Farias, Rômulo Baía e Natália Costa.
As palestras principais, que vão fechar as noites de programação, estarão a cargo de Clotilde Perez, professora de Publicidade da USP e da PUC-SP, além de dar aulas em Portugal e na Espanha, e vai falar sobre tendências de comportamento e consumo; Érico Assis, um dos integrantes do site de cultura pop/nerd Omelete, vem com o misterioso tema “Os Jornalistas, os Publicitários, os Zumbis e o Tempo”; e a dupla Filipe Techera e Lucas Liedke, da agência Box1824, especializada em… Tendências, claro. Confira o vídeo “All work and all play”, produção onde Lucas participou, que conta um pouco sobre a Geração Y, os “millennials”. Mariana ressalta a escolha dos quatro palestrantes principais: “são pessoas que podem vir a inspirar o público, fazer surgir novas ideias e discussões”.
![]() |
A grade completa de programação da Muvuca. (Arte: Muvuca/CCom) |
Com toda a programação completa (que você confere AQUI), a expectativa é grande, por parte da (Des)Organização da Muvuca. “Nós queremos que as pessoas possam aproveitar ao máximo tudo o que a Muvuca está oferecendo. Aprender, compartilhar ideias, debater e ouvir o que esses convidados têm a dizer. Acho que também são nesses eventos e nessas conversas que conseguimos evoluir como profissionais, pensar a Comunicação de forma diferente, criar tendências na área, enfim, transformar para melhor a Comunicação”, finaliza Mariana.
SERVIÇÃO: A Muvuca na Cumbuca 2013 acontece nos dias 8, 9 e 10 de maio, no Campus da UFPA (Rua Augusto Corrêa, 01, Guamá). Os passaportes estão à venda com os (Des)Organizadores, por R$ 30 (Muvulight) e R$35 (Muvucombo). Mais informações no site do evento: muvuca.ufpa.br. Acompanhe tudo sobre a Muvuca 2013 aqui, no REPÓRTER E.