Muvuca 2013: os dias em que a Comunicação foi tendência

Nessa semana, a UFPA foi palco de debates e reflexões sobre tendências. A Muvuca 2013 reuniu centenas de estudantes e profissionais da Comunicação e outras áreas afins, em oficinas, mesas de debate e palestras sobre o presente e o futuro da sociedade contemporânea, onde os valores e sentidos estão em constante mutação. Sob o tema “Comunicando Tendências”, a quarta edição da Semana de Comunicação da UFPA fez bonito. O Repórter E esteve lá, nos dias 8, 9 e 10 de maio, acompanhando todos os passos da (Des)organização, dos convidados e do público, em uma cobertura completa, como nunca antes na história desse país.
Quarta edição da Muvuca na Cumbuca 2013 foi tendência.
(Foto: Gustavo Ferreira)
A movimentação dos estudantes que construíram o evento começou logo depois da edição 2012. Uma equipe de 17 pessoas, divididas em comissões (Programação, Comunicação, Estrutura, etc), garimpou os melhores profissionais de diversas áreas na região, para ministrarem 11 oficinas e participarem de 8 mesas de debate. De moda a séries, de jornalismo cultural a games, de rádio a design, a programação da Muvuca 2013 se propôs a ser um grande cardápio do que é tendência hoje. Figuras como os professores Michel Pinho e Rosane Steinbrenner, o jornalista Igor Fonseca, a designer Renata Caraih (da famosa página “Salve Job”), entre outros, marcaram presença no encontro.

Uma das oito mesas de debate que movimentaram o evento.
(Foto: Gustavo Ferreira)
Aliás, foram vários encontros, em muitos lugares. Desde o Instituto de Letras e Comunicação (ILC), passando pelo de Ciências Biológicas (ICB) e pelo Centro de Capacitação da UFPA (CAPACIT), chegando aos blocos de sala de aula F e H, e à grande cumbuca de 2013, o Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), os participantes puderam passear e conhecer melhor o campus da maior universidade pública do Norte do Brasil.
Bloco F foi um dos pontos da Muvuca.
(Foto: Gustavo Ferreira)
E foi no ICJ que os “muvuqueiros” curtiram programações culturais no início da noite, como videogames e até mesmo uma sessão de karaokê. Um esquenta, para os grandes momentos: as palestras.
Ao fim de cada dia de Muvuca, três profissionais de renome nacional e até internacional deram o ar da graça em bate-papos descontraídos e ricos em conhecimento. A primeira foi a professora Clotilde Perez, da USP, falando sobre tendências de consumo. Na segunda noite, Érico Assis, um dos colaboradores do site Omelete, conversou com os participantes sobre a relação do profissional de comunicação com o trabalho. E na última noite, um imprevisto não foi o suficiente para fechar a Muvuca antes da hora. Via Skype, foi a vez de Lucas Liedke, da agência BOX 1824, trazer suas experiências sobre os “millennials”, a chamada “Geração Y”… Que, por acaso, é a nossa.
Lucas Liedke, via Skype. Tecnologia é tendência.
(Foto: Gustavo Ferreira)
Fim de papo? Ainda não. Faltava a grande festa de encerramento, a Muvuparty. A atração principal foi a banda que é a grande tendência da música paraense na atualidade: Gang do Eletro. O público que lotou o deck do Hotel Gold Mar, no último sábado (11), “tremeu” com os sucessos do grupo, além de curtir DJs convidados, que fecharam a Muvuca 2013 em grande estilo.

Confira fotos exclusivas do Repórter E na Muvuca 2013:

REPÓRTER E NA MUVUCA 2013 A cobertura especial do blog começou antes mesmo da Muvuca ser aberta. A Fan Page e o Twitter do Repórter E começaram a atualizar os muvuqueiros dias antes, com informações sobre o evento. Durante a Muvuca, o Repórter E não parou! Os internautas puderam acompanhar informações em tempo real, diretamente do QG dos (Des)organizadores. Ou seja, direto da fonte. A cada novidade, uma atualização.

O Repórter E acompanhou e mostrou cada detalhe da Muvuca 2013
(Foto: Gustavo Ferreira)

Quem acompanhou a cobertura viu várias fotos exclusivas dos locais onde estava rolando a Semana de Comunicação, e também vídeos exclusivos, produzidos enquanto a Muvuca estava acontecendo. Duas edições do Vlogue.Minuto, que mostraram aos mais perdidos os caminhos da UFPA, e um mini-balanço em números dos três dias de evento.

E toda a movimentação foi registrada para o Vlogue.Doc: Muvuca 2013, um projeto em produção desde março, que vai contar em detalhes a história dessa edição da Muvuca. O lançamento está previsto para a primeira quinzena de junho.
Anúncios

Depois de ver, que tal deixar sua opinião? O Repórter E agradece.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s