A Belém do passado em fotos e nostalgia

Fan page “Nostalgia Belém” reúne imagens que contam a história da cidade e faz sucesso na internet

Gustavo Ferreira
Forte do Castelo no início dos anos 80. Uma das raridades do acervo do Nostalgia Belém.
(Foto: EDICARD / Nostalgia Belém)
Você se lembra de como era o Cine Iracema? E o Edifício Manoel Pinto da Silva ainda em construção? Mesbla? O famoso Grande Hotel antes da demolição para dar lugar ao atual Hilton? Se você lembra ou não, existe um lugar na internet que te faz viajar por essas e outras lembranças da capital paraense. É a fanpage Nostalgia Belém, que tem como principal objetivo reviver as gerações passadas por meio de fotos e artes.
Robson Santos, publicitário
saudosista.
(Foto: Acervo pessoal)
A ideia surgiu do gosto do publicitário Robson Lima pela memória e pelo passado. “Sempre tive esse fascínio de ir atrás de imagens antigas. Lembro que antes de ter um computador, iria muito ao CENTUR, apenas para pegar os jornais antigos e ficar vendo. Também colaborou a curiosidade de saber como uma rua era há 60 anos atrás, por exemplo”, diz o publicitário.

SAUDOSISTAS O acervo de fotos na página já conta com mais de mil imagens, algumas delas do arquivo pessoal de Robson, outras do IBGE e do Arquivo Nacional, além de revistas e jornais antigos e, claro, da ajuda de colaboradores: “Como a página possui um alcance grande, diversas pessoas nos mandam fotos de acervo pessoal ou postais antigos e isso enriquece demais o nosso acervo”. Você também pode colaborar, enviando suas fotos para o e-mail nostalgiabelem@gmail.com.

42.968. Esse é o número de curtidas (atualizado às 17h52) que a fan page recebeu desde que foi criada, em maio de 2012. O sucesso inicial foi tamanho que, no final de julho do mesmo ano, nasceu o blog. “Acredito que a página desperta muito a curiosidade das pessoas e também o fascínio pelo fato de que Belém era muito mais bonita. Também creio que o sucesso se deve ao fato de todo dia postamos algum material, e com isso fidelizamos o público”, afirma Robson.
Bem antes do BRT, essa é a Av. Tito Franco, atual Almirante Barroso.
(Foto: Acervo)
FESTA E é para esse público fã de nostalgia que vai rolar no próximo sábado (26) uma grande festa que contará com a presença de DJs e da banda Acordalice. Mais informações sobre reserva de mesas e preços? Clique aqui. Durante a festa, serão exibidos vídeos e fotos antigos da cidade.
Registros de uma Belém que sofreu mudanças significativas, mas que nunca vai deixar de ser a velha cidade do menino Robson: “Belém possui uma magia que quem mora aqui sabe do que estou falando. Lembro de quando estudei no Gentil Bittencourt, por exemplo, ia no Cine Nazaré e Palácio, da Avenida Nazaré com a mão invertida… Enfim, tudo isso lembra a minha infância”.
Anúncios

Um comentário em “A Belém do passado em fotos e nostalgia

Depois de ver, que tal deixar sua opinião? O Repórter E agradece.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s