Bio – João Carlos Pereira

Ele é jornalista, escritor, membro da Academia Paraense de Letras, e é bastante conhecido por vocês como a figura responsável pelos comentários do Círio na TV Liberal. Conheçam um pouquinho do amante por viagens João Carlos Pereira.

(Foto: Acervo Pessoal)

NOME COMPLETO
João Carlos Pereira
DATA DE NASCIMENTO
2 de agosto de 1959

ONDE NASCEU?
Em Belém, no bairro da Cidade Velha.
ONDE VIVE?
Meu corpo vive em Belém. Minha alma, em Paris.
O QUE JÁ FEZ?

Já fiz tanta coisa… Fui aluno do Moderno – e isso é um grande orgulho! Estudei Letras (graduação, especialização e mestrado) na UFPa. Tenho o curso completo da Aliança Francesa. Fui professor da Uepa e da UFPa. Trabalho na Unama há quase 25 anos. Participei dos conselhos do CCBEU, Aliança Francesa e Pará Missouri. Pertenço à Academia Paraense de Letras e aos Conselhos de Cultura e de Museologia do Estado. Estou há 31 anos no que ainda chamo de Grupo LIBERAL, mas são as ORM. Trabalhei como repórter e editor do Jornal; fui assessor da Fundação Romulo Maiorana e, até hoje, atuo como cronista e colunista do Jornal, e comentarista da TV. Fiz muitas viagens. Aliás, viajar é o que mais de fazer. Quero voltar a dois países: à Rússia e à Turquia. Portugal e França não valem, porque sempre que posso estou lá. Já escrevi livros, casei, tive filhas. Já fiz outras coisas, mas acho que essas são mais importantes. As outras foram, digamos, mais pessoais.
O QUE FAZ?

Leio, escrevo (todo dia), planejo viagens, trabalho mais do que desejaria, rezo e faço atividade física regularmente. Cuido do meu coração, porque não quero mais colocar stents (já tenho 5) e nem abrir o peito outra vez, para implantar novas pontes de safena. Hoje, dirijo o departamento de Relações Institucionais do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.
O QUE GOSTARIA DE TER FEITO?
Gostaria de ter sido padre, de ter freqüentado a cobertura de Rubem Braga, em Ipanema e de ter passado mais tempo sem fazer nada, apenas lendo e andando, olhando a vida passar, em Paris.

O QUE AINDA QUER FAZER?

Quero voltar para a televisão e de trabalhar apenas como jornalista. Gostaria de ter tempo para fazer pesquisas. Planejo passar um tempo aqui, um tempinho fora. Ir para sempre não é meu plano. Voltar é uma necessidade. Sobretudo na época do Círio.
Anúncios
Categorias: Bio

Depois de ver, que tal deixar sua opinião? O Repórter E agradece.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s