Das lembranças para o Osga 2014

Com temática sobre memória, Festival de Vídeos Universitários comemora 10 anos neste sábado (31)
Gustavo Ferreira

Osga completa uma década de vida, cheio de lembranças. (Arte: Divulgação/Osga 2014)

“A memória guardará o que valer a pena”, como diz o escritor uruguaio Eduardo Galeano. E o que vale a pena, o que marca de verdade, para o bem ou para o mal, pode virar música, livro, filme, ou mesmo um festival. Quem estiver no Cine Olympia neste sábado (31), vai poder viajar nas histórias reais e fictícias de muitos personagens, na noite de premiação do Osga 2014, festival audiovisual promovido pela Unama, que estimula a criação de vídeos por universitários.


Temático, o Festival que já falou sobre contato e sociedade nos últimos anos, traz como tema em 2014 “O que cabe na memória”, ano em que completa 10 anos. Data cheia, ótima oportunidade para falar de lembranças, como diz a coordenadora do Festival, Marina Chiari: “achamos que a memória pode ter vários sentidos pra cada um de nós, permitindo a exploração do tema tanto em um sentido mais nostálgico, ligado às lembranças do passado, quanto aos aspectos mais modernos”.

Marina Chiari, organizadora do Osga 2014.
(Foto: Acervo Pessoal)


Essa diversidade foi constatada nas 19 produções recebidas pelos organizadores, nas categorias Ficção, Vídeo-Arte e Vídeo-Minuto. “Percebemos que o tema deixou a galera bem livre pra criar, temos até um filme sobre zumbis!”, destaca Marina.

Ao todo, serão entregues 13 troféus. Além do Melhor Vídeo-Minuto, vai ter festa para os premiados da categoria Ficção como Melhor Filme, Direção, Edição, Roteiro, Produção, Campanha de Divulgação, Trilha Sonora, Fotografia, Atriz, Ator, Figurino e Cartaz.

VOLTA NO TEMPO O Osga 2014 terá dois finalistas na categoria Vídeo-Minuto, e 10 na categoria Ficção. Um desses finalistas foi até Belém dos anos 1950, para mostrar a vida de uma jovem que, por conta de uma doença, se viu obrigada a abdicar de uma vida feliz. Só o que restou foi um Diário Íntimo, título do curta-metragem produzido pelo Coletivo Palafita.

Gregory Lago (de vermelho), diretor de Diário Íntimo, e equipe do Coletivo Palafita,
no dia da entrega do filme ao Osga. (Foto: Divulgação)
Formado por estudantes de Comunicação Social da UFPA, o grupo começou a trabalhar em dezembro e se desafiou, em sua primeira produção, a contar uma história de época. “Sabíamos que tínhamos uma boa história pra contar, e pra que a contássemos da melhor forma possível, necessitaríamos de uma boa produção. Produção que foi desde a busca pela casa, fiel à década, até os trajes garimpados pelas meninas em brechós”, conta Gregory Lago, diretor do curta.

TRAILER | Veja as primeiras cenas de Diário Íntimo

FINALISTAS | Veja quem disputará os 14 prêmios do Osga 2014

FICÇÃO:

VÍDEO-MINUTO:
Descartar Animado
Fotofobia

Sobre as memórias dessa jornada, Gregory não sabe quais virão, mas tem certeza do que o Palafita já leva de lembranças: Acho que na memória vai ficar o esforço feito por cada um de nós para que o curta pudesse participar do Festival. Além disso, acho que participar do Osga só aumenta a vontade do Coletivo de produzir mais ideias bacanas.”

E sobre o que já está gravado na história do Festival, Marina reforça uma das maiores virtudes do projeto, na sua opinião: o fato de proporcionar a todos a chance de participar: “A maior característica do Festival é que ele ultrapassou e muito os muros da universidade. Ele é mais do que um evento da Unama, ou de um Curso de Comunicação. O Osga é construído todos os anos pelos alunos que dedicam meses à produção de um filme, pelo simples prazer de dividir o momento de exibi-lo na telona e compartilhar o amor pelo cinema”.
INGRESSOS Amanhã (30), quem quiser ver de perto o Osga 2014 no Cine Olympia, pode passar na Agência de Comunicação da Unama (Agecom), a partir das 14h, mostrar um documento com foto e retirar até dois ingressos por pessoa. A Agecom fica na Unama da Alcindo Cacela. 
Anúncios

Um comentário em “Das lembranças para o Osga 2014

Depois de ver, que tal deixar sua opinião? O Repórter E agradece.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s