RESENHA: Com zaga artilheira, Seleção vence Colômbia e pega a Alemanha

Gols de Thiago Silva e David Luiz em Fortaleza colocam o Brasil nas semifinais após 12 anos


Gustavo Ferreira
Extravasa! David Luiz, o zagueiro-artilheiro.
(Foto: FIFA)
A Colômbia tinha o melhor futebol da Copa do Mundo. A Colômbia tinha o artilheiro, James Rodriguez. A Colômbia tinha um sonho: as inéditas semifinais. Não era mais impossível, afinal eles já tinham conseguido chegar às quartas. Fizeram festa, gritaram, torceram… Mas bastaram sete minutos de jogo na Arena Castelão, para que o nosso capitão mostrasse quem estava em casa. Com o joelho, Thiago Silva fez questão de abrir os serviços da nossa melhor apresentação neste Mundial. No fim, 2×1 para nós, que voltamos às semifinais após 12 anos.

O adversário será a Alemanha que, cá pra nós, não soa mais como a grande favorita ao título. E se há uma certeza a partir de agora, é de que nós podemos. Após eliminarmos um Chile forte e uma Colômbia arrasadora, nossos garotos voltam a Belo Horizonte (onde jogam às 17h de terça, dia 8) mais fortes pelo resultado em campo. Deixaram o Brasil chegar…
Capitão, Thiago Silva fez gol, mas está suspenso pelo segundo amarelo. (Foto: REUTERS)
Com duas novidades, Felipão pouco mudou um pouco o perfil tático do Brasil. Paulinho entrou na necessidade, pela suspensão de Luiz Gustavo, voltou a jogar sem consistência. Maicon foi a surpresa, barrou Daniel Alves na lateral direita, e fez um bom trabalho, mas cansou no segundo tempo. No mais, o mesmo Neymar (ainda) buscando mais gols na Copa. O camisa 10, inclusive, se tornou a nossa maior preocupação aos 41’ do 2º tempo, após levar um tranco pesado pelas costas de Zuniga. Resultado: terceira vértebra do brasileiro fraturada e fim de Copa para ele.
O jogo em si foi muito movimentado, com equilíbrio nas investidas. James tentava, Cuadrado idem, mas nossa zaga se mostrou mais uma vez combativa e forte. Do nosso lado, Hulk e Marcelo deram sufoco ao goleiro Ospina. Havia espaço, coisa que o Chile não nos permitiu. Conseguimos segurar um pouco mais a bola nos pés, mesmo ainda precisando de uma peça mais técnica no meio de campo.
Depois do intervalo, dois times com a mesma proposta. Surpreendentemente o Brasil não recuou, foi pra cima e manteve o jogo igual, como nunca antes nessa Copa. E coube ao melhor jogador da partida (e do Mundial) sair lá da zaga e fazer história numa cobrança de falta. E que cobrança de falta! Precisa, forte, no ângulo esquerdo de Ospina. Golaço do Brasil aos 23’ do 2º tempo.
E foi quando voltamos a sentir o aperto no peito, por ver um jogo praticamente decidido se abrir novamente. A Colômbia foi ao ataque, nos envolveu pelos lados em alguns momentos e, em uma investida perigosa, Júlio César derrubou Bacca na área. Pênalti. Dessa vez, nosso 12 nada pode fazer frente ao artilheiro da Copa. Gol da Colômbia, 6º gol de James Rodriguez, aos 34 da etapa final.
Castelão se despede do Mundial em festa pela vitória do Brasil. (Foto: Getrty Images)
Só que não adiantou. Parece que aprendemos (torcida e jogadores) a sofrer nas oitavas, contra o Chile, e reaprendemos o caminho das semifinais. Exorcizamos um fantasma que nos assombrou (e nos eliminou) em 2006 e 2010: as quartas de final. Thiago Silva não jogará, por levar o segundo cartão amarelo, e Luiz Gustavo retornará. O Brasil vai voltar ao Mineirão, e dessa vez, com a esperança renovada para a decisão. Brasil e Alemanha lutarão pela oitava final. É bom que eles saibam que nossa Seleção nunca esteve tão preparada para vencer.
Comemoração brasileira e frustração do colombiano artilheiro James Rodriguez. (Foto: Guto Moreto)
Nossa zaga voltou a provar que é nosso melhor setor em campo. Além de raça na defesa, Thiago Silva e David Luiz marcaram os gols da nossa classificação às semifinais.

Nosso sexto passo rumo ao hexa já tem data, hora e local: Brasil x Alemanha se enfrentam na terça-feira, dia 8, às 17h no Mineirão. 
Anúncios

Depois de ver, que tal deixar sua opinião? O Repórter E agradece.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s