Retrô 2014: o ano do Repórter E

Da Copa à Virada, da Europa a Foz do Iguaçu, relembre o que o blog fez neste ano

Neste fim de ano, o Repórter E faz um balanço de tudo o que passou por aqui em 2014. Teve música, cinema, futebol, cultura, entrevistas, coberturas especiais, viagens (dentro e fora das Américas), Vlogue, Rádio E… Veja agora uma retrospectiva de tudo o que o blog fez no ano que está acabando, e saiba em primeira mão o que 2015 promete.

| JANEIRO

O ano começou com muitos convidados em duas séries especiais. A primeira foi uma homenagem ao centenário de um dos clubes mais importantes para o esporte do Pará e da Amazônia. A série 100 Anos Bicolores reuniu quatro torcedores do Paysandu para contarem, em crônicas, um pouco de suas relações com o time bicolor.
Pedrox, foi um dos cronistas da série “100 Anos Bicolores”, em janeiro.
(Foto: Acervo Pessoal)
E cruzando o Atlântico, a primeira correspondente internacional do Repórter E, Thaís Siqueira, documentou seu intercâmbio de três semanas em Salamanca, na Espanha, na série Passaporte. A moça aproveitou e mostrou também suas andanças por Suíça e Alemanha.
Thaís Siqueira cruzou o oceano e contou sua viagem à Espanha (com escalas) aqui no blog, na série “Passaporte”
(Foto: Acervo Pessoal)
Aqui em Belém, mais de 5 mil vestibulandos embarcaram em uma nova e longa viagem, após a divulgação do listão dos aprovados no vestibular da Universidade Federal do Pará. O Repórter E esteve no Campus Básico do Guamá e fez um Vlogue especial com os registros daquele 17 de janeiro.

| FEVEREIRO

Para mostrar que a união faz a força (e muitos projetos interessantes andarem), o Repórter E fez uma matéria especial sobre o crowdfunding, uma boa oportunidade de captação coletiva de recursos para a materialização de ideias, como o lançamento do CD da banda paraense Espoleta Blues. A consultora de projetos da Eupatrocino, Adriana Camarão, também falou sobre o trabalho da empresa, que surgiu em 2011 para gerenciar e intermediar o financiamento aos projetos.
| MARÇO

No mês do carnaval, nossa equipe montou uma megaestrutura em Salvador, com direito a estúdio panorâmico na Barra e imagens aéreas, para trazer o noticiário da folia, com notícias leves como os conflitos na Ucrânia e no BBB 14. Assistam o Repórter E Folia:
| ABRIL

Logo no dia 7, para homenagear os jornalistas do Pará, você viu a Bio deJalília Messias, repórter e apresentadora da TV Liberal. Outro profissional que foi destaque no blog em abril foi o cineasta Fernando Segtowick, que levou seu curta “No movimento da fé” ao Festival Cine PE, em Olinda, Pernambuco. A produção foi a vencedora da Mostra Competitiva do Festival.

Fernando Segtowick deu uma entrevista ao Repórter E antes de vencer a Mostra Competitiva do
Festival Cine PE, em Olinda. (Foto: Gustavo Ferreira)
| MAIO

Maio foi o mês de aniversário do Repórter E. Para comemorar 3 anos, além da nova identidade visual do blog, alguns convidados prepararam mensagens em um Vlogue especial.
E mais uma vez nós fomos cobrir o maior festival audiovisual universitário do Estado, o Osga 2014. Pela primeira vez o melhor filme saiu de um grupo de alunos da UFPA, o Coletivo Palafita.
| JUNHO E JULHO

Copa do Mundo. O Repórter E fez sua primeira cobertura especial do Mundial, realizado no Brasil entre junho e julho. A Copa das Copas, em que três campeãs do mundo (Espanha, Itália e Inglaterra) ficaram na primeira fase, a Costa Rica foi destaque, o artilheiro foi um jovem colombiano e a Seleção Brasileira… Bem, a Seleção Brasileira… Além da cobertura no Twitter e no Facebook e uma matéria especial com as meninas do blog “Donas da Bola”, sempre que acabavam os jogos do Brasil tinha uma Resenha nova sobre as partidas, inclusive sobre o 7×1 dos alemães (que viraram campeões) pra cima da gente. E pela primeira vez na história, o blog fez uma transmissão AO VIVO, com comentários em tempo real de dois jogos da Copa.
Imagem da Copa: Pequeno torcedor sofrendo após o 7×1 da Alemanha contra nós, no Mineirão.
(Foto: Eduardo Nicolau/Agência Estadão)

| AGOSTO

A grande novidade do mês de agosto foi a chegada do Repórter E no Instagram. Em pleno Dia da Fotografia, o @reporter_e entrou no ar como mais uma via de contato entre o blog e vocês.
| SETEMBRO

Viajar é sempre bom. Para acompanhar o Intercom Nacional, maior evento de Comunicação do país, o Repórter E comprou passagem e cruzou o país, de Belém a Foz do Iguaçu (PR), terra da Ponte da Amizade, da tríplice fronteira (Brasil – Paraguai – Argentina), da Hidrelétrica de Itaipu e de uma das maravilhas da natureza, as Cataratas do Iguaçu. Na bagagem, veio o Vlogue Foz.
| OUTUBRO

Que mês!  O Repórter E trabalhou muito em quatro grandes coberturas especiais, e a primeira aventura de outubro foi a Muvuca 2014, Semana de Comunicação da UFPA. O blog esteve no QG da (Des)organização, em palestras e na Muvuparty, com notícias em tempo real, fotos e vídeos exclusivos.
Dois dias depois era domingo de Eleições. Durante todo o dia, informamos sobre o andamento da votação e da apuração, com parciais e os resultados definitivos, nos dois turnos. Nossos repórteres mandaram flashes ao vivo com a movimentação na cidade durante o voto e, ao final da disputa mais acirrada dos últimos tempos, o blog divulgou uma Bio exclusiva com o governadorreeleito de Belém, Simão Jatene.

Uma semana depois o paraense foi às ruas para homenagear Nossa Senhora de Nazaré. 12 de outubro, domingo de Círio 2014. A cobertura especial do blog contou com matérias, vídeos especiais e um Vlogue que contou, em formato de crônica, o que foi o domingo de fé em Belém.
E acabou? Ainda faltava um toque musical nesse mês de outubro, e aí veio o Festival Conexão Belém, que levou à Estação das Docas oito atrações em duas noites de som de qualidade. Com direito a uma edição especial da Rádio E, a cobertura contou com fotos exclusivas e um Vlogue que resumiu as duas noites de shows de Camila Honda, Strobo, Dona Onete, Felipe Cordeiro e mais.
| NOVEMBRO

Mês de “folga” para o Repórter E, que estava finalizando o TCC.
| DEZEMBRO

Dezembro ainda está rolando, mas já trouxe outra grande e desafiadora cobertura: a primeira Virada Cultural Belém encheu a cidade de exposições, artes visuais, oficinas, espetáculos de teatro e dança, e shows com artistas locais e nacionais, como o rapper Emicida (SP). No Twitter, no Instagram, no Facebook e no blog, notícias, fotos e vídeos, com direito a um videoclipe especial de “Claps Paradise”, da banda A Trip to Forget Someone.
| E 2015?

No ano que vem vai ter mais Repórter E em todo canto, e o ano já vai começar com duas grandes novidades:

A partir do dia 12, o blog vai iniciar uma série de conteúdos que homenagearão a nossa terra, a nossa casa. A cada mês um post novo marcará a contagem regressiva de um ano até o quarto centenário, em janeiro de 2016, na série Belém 400.

Ainda em janeiro o Repórter E vai tirar curtas (e esperadas) férias em Fortaleza, curtindo o início do verão sob o sol do Nordeste, e vocês vão ver o que tem de bacana por lá no Vlogue Verão.

E o ano ainda não terminou, Semana que vem tem mais uma edição do Repórter E Retrô 2014, com uma retrospectiva do que passou nesse ano de tanta informação e opinião. Aguardem.
Anúncios

Depois de ver, que tal deixar sua opinião? O Repórter E agradece.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s