UFPA divulga listão dos aprovados no PS 2015 amanhã

Menos de 15 horas separam a ansiedade dos candidatos da euforia dos calouros, no maior vestibular da história da Instituição
 
Gustavo Ferreira
Festa da aprovação na UFPA em 2014; daqui a pouco tem comemoração dos calouros 2015.
(Foto: Gustavo Ferreira)
De todas as noites mal dormidas, a de hoje deve ser a mais marcante. A última antes do listão dos aprovados no Processo Seletivo 2015, o maior da história da Universidade Federal do Pará (UFPA), que será divulgado neste sábado (24), a partir das 10h30.

Dos 128.462 postulantes a uma vaga na Instituição, serão divulgados os nomes dos 5.555 aprovados pelo PS, que se somam aos 1.173 aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), às 744 pessoas aprovadas nos Processos Seletivos de Mobilidade Interna e Externa (MOBA) e aos 1.035 calouros de origem quilombola, indígena ou de populações tradicionais por meio dos Processos Seletivos Especiais (PSE). No total, a UFPA ofertou 8.507 vagas em todos os seus 12 campiPará afora.
TRADIÇÃO | Vai ser a vez de outra geração viver a emoção que Ingrid Silva já viveu em 2011. Na época com 19 anos e estudante de Pedagogia na UEPA, Ingrid vinha de duas frustrações na Federal, tentando aprovação em Farmácia, até ouvir seu nome no rádio: “Eu não acreditava que ia passar naquele dia. Então recebi uma ligação de uma amiga dizendo que eu tinha passado. Tentei confirmar pelo site, mas não consegui, até que achei um rádio no trabalho e ouvi o radialista dizer meu nome. Fiquei nervosa, trêmula, até confirmar no site e receber a ligação da minha mãe. Saí chorando e fui dispensada do trabalho para ir comemorar em casa”.
Ingrid em 2011, no dia da aprovação, e 4 anos depois. O momento continua sendo inesquecível.
(Fotos: Acervo Pessoal)
Segundo informações da UFPA, pelo menos oito rádios de Belém e do interior do Estado estarão a postos desde cedo amanhã, no Centro de Eventos Benedito Nunes, localizado no Campus do Guamá, para anunciar mais uma leva de novos universitários. Geralmente os mais ansiosos vão até lá para procurar seus nomes nas listas afixadas nos quadros de aviso, mas a estudante de Farmácia acredita que o rádio tem um papel essencial no quesito emoção. “Só quem já passou no vestibular aqui em Belém sabe qual a emoção de ouvir seu nome, é algo sem explicação, não há como mensurar”, diz.
Meia hora depois do início da leitura do listão pelas rádios, o resultado será divulgado no Portal da UFPA (www.ufpa.br). Ingrid, entretanto, torce para que a tradição do rádio permaneça viva: “É como um grito de vitória que não há nas demais formas de divulgação, inclusive quando os radialistas comemoram junto e incentivam a festa”.

Veja cobertura do Repórter E do Listão UFPA 2013

Veja cobertura do Repórter E do Listão UFPA 2014


NÚMEROS | A UFPA oferece, em 2015, 5 novos cursos (“Ciência e Tecnologia”, “Engenharia de Materiais” e “Tecnologia de Geoprocessamento” em Ananindeua; “Engenharia Ferroviária e Logística” em Belém; e “Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo” em Salinas). Isso ajudou a elevar em 244 o número de vagas em relação a 2014 (8.263).
Sobre a concorrência, ela é maior para quem escolheu Educação Física/Matutino em Belém, cotista ou não-cotista: 161,47 candidatos por vaga no primeiro caso, 52,26 por vaga no segundo caso.
Esse é apenas uma face de todo o clima que já toma conta da cidade, inclusive quem já viveu essa experiência, como Ingrid: “É um frio na barriga que não tem explicação. Eu sempre ouço e fico nervosa, como se o radialista pudesse falar meu nome novamente. Dá muita saudade, e até mesmo vontade de prestar vestibular novamente só para ter esse gostinho de comemoração incrível”.
Anúncios

Depois de ver, que tal deixar sua opinião? O Repórter E agradece.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s