Primeira edição do festival organizado pela UFPA pretende promover interação entre o que é feito aqui e fora do Pará em audiovisual
Gustavo Ferreira

Se o Osga [ler matéria AQUI] já criou uma tradição, outro festival chega prometendo uma tempestade de novos vídeos bons feitos por universitários. O Toró é realização do Núcleo de Produção Audiovisual (NUPA), projeto de extensão do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, em parceria com o Sesc Boulevard, e quer movimentar por uma semana, entre os dias 24 e 29 de novembro – quem gosta e trabalha na área.
A organização do festival preparou uma programação com mostras paralelas de vídeos, oficinas e workshops no Sesc Boulevard, e sessões especiais pelos bairros de Belém, com a parceria de coletivos locais para a difusão do que é produzido pelo NUPA e do que passar por outros festivais universitários e pelo Toró, que também terá sua mostra competitiva.
As categorias são: Ficção, Animação, Documentário, Videoclipe e Experimental, e os melhores em cada categoria serão escolhidos por um júri e pelo público presente no festival. As 52 obras selecionadas, vindas de todas as regiões do país, são as seguintes:
CLIQUE AQUI para conhecer os vídeos selecionados para o Festival Toró 2015
O festival de vídeos universitários aceitou participantes de todo o Brasil, e ao todo 120 produções foram inscritas. Para Ana Lobato, professora do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA e coordenadora do primeiro Festival Toró, essa interação faz parte da proposta de formação que o evento traz: “Conhecer a produção audiovisual contemporânea é certamente uma importante forma de aprendizado na área audiovisual, contribuindo para a formação de novos profissionais. As oficinas que serão oferecidas por ocasião do festival também darão sua contribuição nesse sentido”.
SERVIÇO
1º FESTIVAL TORÓ
De 24 a 29 de novembro
Sesc Boulevard
Mais informações: http://nupaufpa.wix.com/festivaltoro