Montagem de “O rock das estrelas”, adaptação de livro homônimo, foi criada e será executada por alunos de escola na Condor, em Belém, nos dias 19 e 20.
Com informações da Assessoria

É na escola que se descobre o mundo. É na escola que muitas cortinas se abrem para o universo, cheio de histórias para nos contar e para serem contadas por nós. No próximo fim de semana, nos dias 19 e 20, a Escola Municipal Rotary vai abrir suas cortinas para o público, na encenação do espetáculo “O rock das estrelas”. A peça faz parte de um movimento experimental interessante desenvolvido na escola, por professores e alunos, onde o teatro se transforma em um instrumento pedagógico capaz de mobilizar toda a comunidade escolar, provocando o debate sobre a vida social desde cedo entre os alunos e suas famílias.
A equipe responsável é composta pelos professores Arthur Ribeiro, Myrna Reis e Silvia Nádia Machado, que trabalharam a partir de um projeto de incentivo à leitura desenvolvido no currículo dos estudantes da Escola Rotary em 2015. Uma das obras escolhidas pela equipe pedagógica foi “O rock das estrelas”, do escritor Carlos Queiroz Telles. O romance traz a saga de Manoel, o Mané, um jovem que se apaixona por uma novata em seu colégio. A busca – atrapalhada, mas vitoriosa – por esse sentimento move Mané e leva o leitor a situações que remetem muito à infância, a velhos tempos, tempos que os atores da peça vivem. São todos crianças, com seus onze, doze, treze anos…
GALERIA | Ensaios e leituras para a montagem de “O rock das estrelas”
Crianças que estão se preparando desde agosto para essa montagem. Todo o processo de leituras, construção do roteiro e dos personagens, até a apresentação no próximo fim de semana, é mais que uma aula de disciplinas curriculares. É uma aula de vida. “Eu vejo como uma experiência muito rica, em que a partir da dramaturgia a gente conseguiu primeiramente ter um panorama avaliativo e também ensinar os alunos sobre as próprias subjetividades, sabendo que isso ia contribuir para a escolha dos personagens, o que foi feito a partir do que os alunos mostravam em exercícios”, diz o professor Arthur, que dirige a montagem.
“O rock das estrelas”, adaptado pela turma da Escola Rotary, vai trazer mais que um romance para o público, mas vai propor um debate sobre a busca de alternativas aos modelos pedagógicos de ensino padronizados, ultrapassados, da maioria das unidades das redes pública e privada. Também será uma oportunidade de ver que buscar sair do quadrado e entrar em cena pode servir como estímulo à formação de uma sociedade mais próxima das artes, da leitura, do conhecimento.
FICHA TÉCNICA | “O rock das estrelas”
Baseado na obra de CARLOS QUEIROZ TELLES
Dramaturgia e direção: ARTHUR RIBEIRO
Cenografia e iluminação: WALLACE HORST
Coreografia: TAYANA MIRANDA
Assistência de direção: ALANA LIMA
Preparação de elenco: EVELYN LOYOLA
Produção e mídias: MADYLENE BARATA
SERVIÇO | Espetáculo “O rock das estrelas”
Sábado e domingo, 19 e 20 de dezembro de 2015
Escola Municipal Rotary (Rua Lauro Malcher, entre Apinagés e Tupinambás, bairro Condor)
A partir de 19h
Entrada franca
Mais informações na fan page da peça.