Uma homenagem à cultura afrobrasileira no teatro

Grupo Engrenagem traz peça “MamÁfrica” sobre a formação do povo brasileiro a partir de influências africanas; apresentações começam no dia 29

Com informações da assessoria

dscn9027
Elenco de “MamÁfrica”, do Grupo Engrenagem. (Foto: Divulgação)

A história de uma mãe africana conduz uma viagem pela formação do povo brasileiro, a partir da perspectiva da dominação lusitana e da crença nos orixás e outras lendas do continente que é berço histórico de várias civilizações. O Grupo Engrenagem apresenta, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, o espetáculo “MamÁfrica”, no Espaço Cultural Centro de Artes LivreMente (CALM), em Belém.

Inspirado em histórias do livro “Lendas Africanas dos Orixás” de Pierre Fatumbi, um fotógrafo e etnólogo francobrasileiro falecido há 20 anos, a montagem do grupo teatral paraense retrata a mistura que baseou a civilização afrobrasileira com uma dramatização em três atos, desde a educação dada por uma mãe a seus filhos, baseada no respeito às crenças em orixás, até a escravização dos filhos da terra por portugueses, que migram para o Brasil. Mesmo assim, a peça reforça o espírito de fé e resistência dos africanos, que se unem para enfrentar as adversidades.

“Acredito que a mensagem de respeito a religião afro vai chegar aos espectadores”, diz Kevin Braga, diretor da peça e dramaturgo do Engrenagem. Eles existem desde 2012 e surgiram como parte do Grupo de Teatro Universitário (GTU) da Universidade Federal do Pará, e se definem como um grupo de teatro, crítica e reflexão social. Esse é um dos fios condutores do processo criativo da equipe, que envolve estudos e pesquisas sobre o fazer cênico e a conjuntura social em que os espetáculos são desenvolvidos.

FICHA TÉCNICA | Espetáculo “MamÁfrica”

Direção e Dramaturgia: Kevin Braga
Elenco: Celso Taynan, Costa Junior, Érika Mindelo, Gabriel Farias, Jorge Costa
Figurino e Cenografia: Celso Taynan
Iluminação: Malu Rabelo
Maquiagem: Celso Taynan e Patrícia Zulu
Produção: Patrícia Zulu
Percussão: Katarina Chaves
Percussionistas: Aline Martinho, Diego Vatos, Ewerton Oliveira, Igor Moura e Patrícia Zulu
Preparação Corporal: Renan Coelho
Assessoria de imprensa: Laíra Mineiro
Arte: Adrielson Acácio e Celso Taynan

Todos os fatores criativos são pensados, da escolha dos roteiros encenados (“MamÁfrica” é o sétimo trabalho do Grupo Engrenagem) a escolha dos palcos e a expectativa do retorno das plateias. “Toda vez que vamos apresentar em um espaço que não seja um teatro eu fico ansioso para ver o tipo de público que vai nos assistir. E penso na energia que o espetáculo irá levar para o espaço. Nós fizemos um ensaio lá no CALM e já percebi que o espetáculo tinha que estrear lá. Por ser acolhedor, por ser íntimo. A plateia vai ver tudo de perto”, explica Kevin.

Serviço

Espetáculo “MamÁfrica”
Data: 29, 30 de setembro e 1º de outubro, às 20h
Local: CALM – Centro de Artes (Magalhães Barata, 842, entre 3 de Maio e 14 de Abril)
Ingressos: 30 reais (inteira), 15 reais (meia)
Mais informações:  Patrícia Zulu (Produtora) – 91241512/82422150

Publicidade

Depois de ver, que tal deixar sua opinião? O Repórter E agradece.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s