
Quase 400 mil eleitores que foram às urnas neste domingo (30) reelegeram Zenaldo Coutinho (PSDB) para mais quatro anos como prefeito de Belém. A capital paraense foi uma das 57 cidades brasileiras que decidiram os chefes do Executivo em segundo turno. O candidato tucano venceu Edmilson Rodrigues (PSOL), com 52,33% dos votos, contra 47,67% do adversário, repetindo o panorama de 2012, quando os dois candidatos também se enfrentaram pela prefeitura.
O resultado dessa eleição foi conhecido após 40 minutos, mas a totalização dos votos demorou mais uma hora, terminando depois do horário previsto pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (a meta era 18h).
Mesmo consolidada nas urnas, a vitória de Zenaldo ainda não pode ser considerada definitiva: a candidatura de Zenaldo sofreu cassação pelo TRE-PA, acusada de uso da máquina pública para promover campanha irregular, e já entrou com um recurso suspendendo a decisão inicial. Porém o processo ainda corre e, até que seja julgado definitivamente pela Justiça Eleitoral, é preciso aguardar. Caso a cassação realmente saia, novas eleições devem ser convocadas.
O Repórter E acompanhou o domingo de eleição aqui em Belém, com a marcha da apuração e com flashes durante o dia. Reveja: