Dança e reinvenção do ballet clássico

Companhia Moderno de Dança estreia hoje temporada de espetáculo que dá novas formas a danças mundialmente conhecidas.

Com informações da Assessoria

plie-2
Foto: Divulgação/CMD

“O Lago dos Cisnes”, “Giselle”, “A Morte do Cisne” e “Carmen”. Reinventar os clássicos do balé em forma de dança contemporânea é a premissa da Companhia Moderno de Dança, que apresenta a partir de hoje (8) a segunda temporada do espetáculo Plié: Dança em Quatro Atos, em Belém.

Contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015, o espetáculo é uma forma de ressignificar as danças mundialmente conhecidas, a partir da teoria da Dança Imanente, desenvolvida na Companhia Moderno. A diretora artística Ana Flávia Sapucahy explica que essa montagem pretende quebrar padrões.

“Tem um pouco a ver com essa questão de a gente ser colonizado e de ver o ballet clássico como uma forma de dança do colonizador que de alguma forma quando chega no meio da dança traz um padrão ao qual os dançarinos precisam se formatar. Então como é que uma dança que é europeia vai caber dessa forma no nosso corpo, com a nossa história, com as nossas características? De que forma caberia? A gente tenta dar as nossas leituras para as obras a partir dessas perguntas”, explica.

A partir desse ponto de vista foi possível até relacionar temas como a figura feminina e a morte, presentes nos clássicos do ballet, com lendas amazônicas. É um sinal de resistência e personalidade da dança contemporânea local.

O palco das apresentações, que vão até o dia 2 de abril, será o mesmo local dos ensaios, a Espaço Companhia Moderno de Dança. Ana Flávia diz que essa é mais uma forma de protesto contra as dificuldades de acesso aos teatros de Belém: “Queremos nos posicionar politicamente diante da escassez de pauta para dança nos teatros da cidade”.

SERVIÇO | Espetáculo Plié: Dança em Quatro Atos

DATA: 18 de março à 2 de abril (sempre aos sábados e domingos)
HORA: 20h30
LOCAL: Espaço Companhia Moderno de Dança (Conselheiro Furtado, nº 1648)
INGRESSOS: R$ 10, com meia entrada a R$ 5 (vendas no local do evento, lugares limitados)

Anúncios

Depois de ver, que tal deixar sua opinião? O Repórter E agradece.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s