A utopia de Ceci

Cantora se inspira em sua relação com arte e misticismo para compor as faixas de seu primeiro EP, lançado no início do mês 

Gustavo Ferreira

essa sim
Ceci. (Foto: Daniela de Assis)

Com 22 anos de idade, Ceci já tem sim uma vasta experiência no mundo das artes. Mesmo lançando agora seu primeiro trabalho, o EP Utópico, Ana Cecília Santos se reconhece desde o berço como alguém tocado pelo palco, pelo som, pelas cores, pela poesia. As expressões de sua vocação para a música passam também pela religiosidade, e desembocam nas três canções de seu projeto pioneiro.

Inspirada pelos pais, um historiador social da música e uma pintora instintiva, Ceci começou no teatro aos doze anos, em cursos livres e oficinas. Depois, aos quinze, iniciou nas aulas de canto da Academia de Música e Tecnologia. Nesse momento ela já escrevia poesias e começava a compor suas primeiras canções. “A primeira composição foi para minha mãe, se chama ‘Flores”. Nesse período, fiz também uma para a Dona Onete, que é amiga do meu pai, e morri de vergonha de cantar pra ela [risos]”, conta Ceci.

Mas só no ano passado a verve da cantora e compositora chegou ao público: “resolvi colocar vídeos caseiros na internet cantando composições minhas. Foi quando o Marcel Barreto viu, me chamou para produzirmos uma faixa e, a partir disso, eu fui em busca da minha galera. Aí encontrei primeiro o Lucas Ferreira, e ele me apresentou ao Leonardo Pratagy. Como tenho uma enorme quantidade de composições, eles me estimularam a fazer um EP”.

essa sim
Capa do EP Utópico (2017). (Arte Capa: Rafael Matos)

Nascia, então, o EP Utópico (2017). Lançado no Youtube, Deezer e Spotify, neste mês de abril, esse projeto produzido por Lucas e Pratagy tem três canções, todas compostas por Ceci, movida pela mística e pela luta feminina. “Ainda não tive a oportunidade de mostrar outras composições que falam diretamente desse tema, mas no desenrolar do processo espero que elas cheguem até as pessoas”, explica a jovem, que também conta um pouco sobre cada faixa: “‘Beat ligeiro’ tem uma melodia muito doce e é uma expressão de carinho ao mesmo tempo em que invoco a força de Oya. Em ‘Todos os poderes’, falo da magia dos rituais. Em ‘Ele não sabe se perder’, faço uma crítica à fuga da nossa essência promovida pelo apego a referências preestabelecidas e sistemas de poder”.

O lado místico das letras de Ceci é fruto de seu envolvimento com diferentes religiões, entre elas o Santo Daime. “Acredito que o mundo dos rituais pra quem é artista é muito rico, carregado de simbologias, cores e até mesmo sonoridades diferentes do nosso cotidiano. Frequentei o Daime desde a infância até um bom período da adolescência, essa experiência me marcou profundamente”, explica a cantora.

L1080507
Ceci. (Foto: Daniela de Assis)

E o som de Ceci? A voz leve combina com as melodias doces, com traços eletrônicos. É fácil reconhecer inspirações em Céu, Tiê, Mariana Aydar… “mas, para além desse eixo Rio-SP, admiro muito o trabalho de algumas cantoras e compositoras locais, como a Marisa Brito, Sammliz, Malu Guedelha, Liège, Cissa de Luna e a Lariza Xavier. Sempre amei também música africana, especialmente de Ali Farka Toure, Cesária Évora, Mayra Andrade e Lokua Kanza, e música brasileira, como Chico (Buarque), Elis (Regina), Milton (Nascimento)”.

Como o Utópico foi lançado agora, a jovem artista ainda está começando a planejar os próximos passos, nada utópicos. É de verdade. “Como pretendo articular muitos elementos no show, eu e meus produtores (Lucas Ferreira e Leonardo Pratagy) estamos definindo o formato e por isso ainda estamos sondando algumas possibilidades. Não temos nada fechado, mas logo vamos comunicar o show de estreia”. Aguardamos. Segue então, Ceci.

PLAY | Ouça “Todos os poderes”, de Ceci (2017)

Anúncios

Depois de ver, que tal deixar sua opinião? O Repórter E agradece.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s