Vlogue.Doc: Lambateria

Nova produção do Repórter E conta a história da Lambateria, point de Belém às quintas-feiras.

Quinta-feira. Não poderia ser em outro dia o lançamento da nova produção Repórter E. Hoje, numa quinta-feira, está no ar o Vlogue.Doc: Lambateria. Resultado de um mês de produção, gravação de entrevistas e edição, o documentário reúne, em 21 minutos, a história de uma das festas mais plurais de Belém.

Idealizada pelo músico Félix Robatto, após dois anos realizando outro evento às quintas-feiras (a Quintarrada, que teve mais de 100 edições nos dois anos que durou), a Lambateria é um espaço de encontros. A começar pelo encontro do público com o Carimbó de raiz, pau e corda, do grupo Os Safos da Capital. Depois, com as batidas do DJ Zek Nascimento (ou Picotero). E, por fim, com a banda do Félix, que comanda o palco e a pista até a madrugada.

E que público é esse, que mantem a disposição até fechar o restaurante Fiteiro, na Doca, em uma noite de quinta-feira? São pessoas que, por definição quase unânime dos entrevistados desse documentário, gostam de dançar. Independente de estado civil, orientação sexual, cor, estilo, idade…

 

Mais um encontro da Lambateria: o de gerações. Jovens de 18 a sabe Deus quantos anos, juntos, cantando, dançando. Muitas dessas pessoas dançando com o Seu Godofredo. Com seu chapéu Panamá e o jeito de vovô, no auge dos seus 64 anos, o técnico em telecomunicações Godofredo Elleres é, sem dúvidas, peça chave para o sucesso da festa, que agora em junho completa um ano sem parar. Tem que chegar cedo pra dançar com o Godô!

E quem chega cedo aproveita muito mais. Sente outra coisa ao pisar no chão da Lambateria. O que é? Ninguém sabe! Só dança, ao som de cumbias, lambadas, bregas marcantes e o que mais houver no paneiro regional de sons. É festa paraense, no centro da cidade, pra todo mundo ver!

ARQUIVO: Reveja os documentários do Repórter E

O documentário conta com entrevistas com os criadores da Lambateria, sobre como essa história começou, quais os principais desafios de se construir uma saga semanal, como montar uma programação diferente e atrativa a cada quinta-feira. Alguns nomes que já passaram pelo palco do Fiteiro também relembram um pouco desses momentos. Ouvimos personagens dessa engrenagem, como o próprio Godô. E todos falam que o que a festa mais tem de especial é o público, protagonista dessa produção.

A partir de agora a quinta-feira vai ser todo dia. Está no ar o Vlogue.Doc: Lambateria.

FICHA TÉCNICA | Vlogue.Doc: Lambateria (2017)

DIREÇÃO: Gustavo Ferreira
ROTEIRO, PRODUÇÃO EXECUTIVA, EDIÇÃO E FINALIZAÇÃO: Gustavo Ferreira
PRODUÇÃO E IMAGENS: Lucas Duarte e Mario Carvalho

CARTAZ A3

Anúncios

Depois de ver, que tal deixar sua opinião? O Repórter E agradece.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s