Mistura sonora

Show Carimbó Multi-Mídia une as batidas do Carimbó às do Jazz experimental, por meio de elementos de arte multimídia

Gustavo Ferreira, com informações da assessoria

Sérgio Krakowski - Divulgação 1
Sérgio Krakowski. (Foto: Divulgação)

Pará e Nova York unidos pela música. Amanhã (15) no teatro Margarida Schiwasappa – Centur, o show Carimbó Multi-Mídia apresenta o resultado de um ousado projeto de experimentação audiovisual, idealizado e produzido pelo percussionista brasileiro Sérgio Krakowski. Ele uniu o carimbó de raiz com o jazz experimental nova-iorquino e tons eletrônicos, por meio de sons e imagens, e vai apresentar essa mistura para o público. A entrada é gratuita.

A interseção sonora entre o carimbó e o jazz, segundo as pesquisas de Sérgio, que é doutor em Computação Musical, está nas batidas. A frequência e a repetição do som dos tambores do ritmo regional, inspirado em rituais brasileiros de matrizes africanas, é semelhante ao método utilizado nas composições sonoras da música eletrônica e de outros ritmos eruditos, como o próprio jazz estadunidense. Essas batidas, de acordo com Sérgio, convidam o público a dançar de forma parecida, e é aí que a ponte se estabelece.

Sérgio Krakowski - Divulgação 3
Foto: Divulgação

Durante o doutorado, o músico desenvolveu ferramentas eletrônicas que usam a percussão para controlar projeções de vídeo e síntese sonora, “fazendo com que eu possa ‘tocar’ o conteúdo dos vídeos que deixam de ser falas para se tornar elementos musicais”, explica Sérgio. E essas tecnologias estarão presentes no palco do show, com o som do carimbó.

Sérgio e seu trio vão se apresentar, com repertório inédito, ao lado do grupo de carimbó Raiz de Cafezal, herdeiros artísticos de Mestre Cazuza, que vêm da cidade de Magalhães Barata, no Pará.

Mestre Claudio, integrante do Raiz de Cafezal, valoriza a mistura como um processo natural da humanidade, e que essa união entre os estilos pode acrescentar muito para a arte. “Eu acredito nesse projeto, que une tecnologia, pandeiro e curimbó, por ser construído com o quarto pilar de sustentação para que haja música: o primeiro é o ritmo, o segundo é a melodia, o terceiro é a harmonia, e o quarto é o sentimento, que o Sérgio transmite em toda sua construção musical”.

PLAY | Veja uma apresentação do grupo Raiz de Cafezal

O show Carimbó Multi-Mídia surgiu quando Sérgio foi convidado para se apresentar com um projeto solo de percussão e eletrônica em um evento em Belém, onde participou de oficinas de carimbó e trocou experiências com artistas locais. “Aí surgiu a ideia de expandir essa interação através de uma residência artística que pudesse incluir toda minha banda de NY, gerando, ao final do processo, um espetáculo musical que de fato integrasse esses dois mundos”, diz o instrumentista e pesquisador.

Com experiência de tocar em templos da música como o Museu Guggenheim de Bilbao, na Espanha, e em vários eventos em Nova York, e de também ter se apresentado com Maria Bethânia, Yamandu Costa e Lenine, o carioca Sérgio Krakowski destaca a música paraense como “a grande descoberta nas cenas alternativas do Brasil. Cada vez mais ela está sendo propagada pelo Brasil e agora também em outros países. Fico muito feliz com isso, pois essa diversidade brasileira pode e deve ser ainda muito divulgada tanto dentro quanto fora do país”.

SERVIÇO | Show Carimbó Multi-Mídia com o músico Sérgio Krakowski e o grupo Raiz de Cafezal
Data: Terça-feira, 15/08
Local: Teatro Margarida Schwasappa – Centur (Gentil Bittencourt, 650)
Hora: 20h
Entrada franca
Mais informações: (91) 3202-4315

Anúncios

Depois de ver, que tal deixar sua opinião? O Repórter E agradece.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s