Brasil consegue vitória com golaço de Paulinho e cabeçada de Thiago Silva, e garante primeiro lugar no grupo E; o México vem aí nas oitavas
Lucas Muribeca

Na última partida da primeira fase da Copa do Mundo, o Brasil enfim conseguiu mostrar o bom futebol que apresentou nos confrontos antes do Mundial e conseguiu sair com a Vitória por 2 a 0, diante da Sérvia, em Moscou. De quebra, a seleção verde-amarela ainda conquistou o primeiro lugar da Chave E, com 7 pontos, e terá que enfrentar o México, nas oitavas de final, na próxima segunda-feira, às 11h, em Samara.
Desde o início do primeiro tempo, o jogo aparentava um ritmo diferente dos dois anteriores, apesar do risco que seleção brasileira tinha de ser eliminada ainda na primeira fase em caso de uma combinação de resultados. Para a alegria da torcida canarinho, ela não aconteceu.
Os jogadores do Brasil que vinham tendo uma atuação discreta no Mundial da Rússia, como Paulinho e Willian, fizeram uma partida de nível aceitável, o que facilitou a criação de jogadas no meio-campo e, consequentemente, as chegadas no ataque. Inclusive, o primeiro gol brasileiro, aos 35 minutos, foi do volante do Barcelona, que recebeu a bola de Philippe Coutinho – mais uma vez em uma bela atuação, apesar de ter sofrido uma marcação mais forte dos sérvios.

A baixa nessa primeira etapa de jogo aconteceu ainda no início do confronto, quando, aparentemente, o lateral Marcelo sentiu a região lombar e teve que ser substituído do Felipe Luis, que correspondeu a altura. Essa situação ligou o sinal de alerta no departamento médico, já que Danilo e Douglas Costa nem saíram de Sochi por estarem em fase de recuperação de lesão.
No segundo tempo, a Sérvia voltou com mais disposição e até os 20 minutos criou chances reais para empatar o placar, principalmente em jogadas aéreas. Alisson, que nesta tarde foi para cima disputar as bolas homem a homem com os altos atletas da Sérvia, conseguiu contornar as situações preocupantes com a ajuda da zaga, que sem dúvidas é um dos trunfos dessa Seleção comandada por Tite.

Neymar teve o seu melhor tempo nesta Copa do Mundo. Apesar de não ter marcado gol, conseguiu várias chances de ampliar a vantagem do Brasil. E foi de um escanteio cobrado pelo ídolo brasileiro, aos 22 minutos, que Thiago Silva voou mais alto que a defesa Sérvia – sim, foi possível – e marcou o segundo da Seleção.
A partir disso só deu Brasil na área dos europeus. Aos 26, Filipe Luís mandou uma bomba e quase marcou o terceiro, e por falta de precisão, Neymar perdeu uma sequência de oportunidades.
Com a classificação garantida e o primeiro lugar da Chave, o Brasil agora concentra as atenções para o próximo adversário, o México. A seleção da Concacaf passou de fase em segundo lugar no Grupo F, com duas vitórias, sendo uma contra a atual campeã do mundo, a Alemanha – que também hoje disse adeus ao Mundial – e uma derrota.

Paulinho, um dos homens de confiança de Tite, que chegou a ser criticado nas duas primeiras partidas desta Copa, hoje conseguiu dar a volta por cima e mostrar porque é um dos titulares. Apesar de não ter feito um jogo 100%, teve presença na área, fez boas infiltrações e marcou o primeiro gol da partida.
Com 7 pontos na primeira fase, o Brasil garante o primeiro lugar no grupo E – a Suíça, que empatou com a Costa Rica hoje, ficou em segundo. Agora, nas oitavas, o adversário é o México, na segunda-feira (02) às 11h, em Samara.